sábado, 26 de maio de 2012

O Lubuntu nos laboratórios de informática.

Desde que comecei a trabalhar no laboratório de informática, em 2008, criei uma relação com o linux quase que obrigatória. Essa obrigatoriedade acabou me trazendo um apego a esse sistema que me fazendo abandonar de vez o Windows.
Os recursos que essa plataforma proporciona me satisfazem, mas o laboratório da escola Dom Mário, e de outras de escolas, está cheio de computadores defasados que não estão suportando as novas versões de sistemas operacionais e ficam funcionando com aqueles sem suporte e de maneira limitada, criando ao seu usuário um acúmulo de antipatia ao linux. Esses sistemas defasados estão fazendo a propaganda contrária na utilização de um software livre e as vezes me revolto ou fico um pouco triste com a expressão "eu odeio o linux!". Fui atrás de uma versão que pudesse rodar nessas máquinas antigas, a do pregão de 2006, e encontrei o Lubuntu, que me deu condições de trabalhar no laboratório com atualizações dos sistemas de nossas máquinas "vovó".

Essa é a tela do Lubuntu instalado nas máquinas da UAB - Bujarú, com os programas WxMáxima, Geogebra, LibreOffice, Kile, Okular e o Firefox, alguns deles específicos para nossos alunos do curso de matemática.

2 comentários:

  1. É verdade, os PCs dos nossos laboratórios de informática precisam urgentemente de um upgrade de hardwere. O Lubuntu é realmente o SO ideal para aqueles Pcs: leve, versátil e recheado dos principais recursos de softwere de que precisamos em nosso dia a dia. Apoio e abraço também a causa da adoção do Linux por todos os usuários. Viva o Linux Lubuntu!

    ResponderExcluir